De potes usados em cozinhas aos chassis de tratores em peça única e interiores de automóveis, passando, inclusive, por brinquedos e, ainda, carenagens em geral. O processo de Vacuum Forming (que pode ser traduzido como “formação a vácuo”), também chamado de termoformagem, está presente na confecção de uma ampla quantidade e variedade de produtos.
Mas, por que é tão utilizado e como acontece o processo de produção das peças?
Em primeiro lugar, o fato de aliar precisão técnica e baixo custo na produção, seja em pequena ou grande escala, já coloca o Vacuum Forming em posição de destaque para indústrias de diversos segmentos.
O processo trata-se, em resumo, da transformação de uma chapa em peça tridimensional a partir do aquecimento do material. Quando o material plástico é aquecido e fica maleável, então uma prensa e um sistema e vácuo fazem o trabalho de ajustá-lo ao molde.
Entre os materiais mais utilizados no processo estão o polietileno, o polipropileno, o poliestireno e, inclusive, o PET (esse utilizado nas garrafas). Já como produtos, alguns exemplos são os que citamos no início do texto, mas há uma infinidade de possibilidades e variedades.
Além disso, cabe ressaltar outras vantagens do processo que também chamam a atenção das indústrias, como beleza, resistência, durabilidade e a possibilidade de utilização de diversos materiais.
O primeiro passo no processo de fabricação de peças com o Vacuum Forming é a escolha do molde, que deve ser produzido por empresa especializada e seguir especificações que garantam qualidade no resultado final.
O molde e a folha de plástico são posicionados na máquina e, em seguida, tem início o processo de aquecimento. Quando a folha chega ao ponto definido como ideal para aquela produção, a folha e o molde se juntam e a aplicação do vácuo faz com que o material plástico ganhe forma.
Por fim, o material deve atingir o chamado ponto de cura para, então, ser retirado da máquina e seguir as etapas seguintes em cada caso para que sejam finalizados.
Desde 1969 no mercado, a Fundição Marieta, que tem sede em Osasco (SP), é especializada em moldes para Vacuum Forming.
Solicite o orçamento de moldes para Vacuum Forming com a Fundição Marieta ou entre em contato a fim de conhecer mais detalhes deste e outros serviços oferecidos.