Primeiramente, é importante você saber, que existe mais de um tipo de fundição. Dentre eles, os mais comuns são: Fundição por Gravidade, por Centrifugação e de Precisão.
Porém, hoje iremos falar sobre o tipo mais usado, que é a Fundição por Gravidade. Este é um processo de fundição bem simples, que consiste em preencher e solidificar as peças metálicas apenas com a utilização da força da gravidade.
Existem dois tipos de Fundição por Gravidade: o processo estático e o basculante. Sendo o primeiro mais simples e comum e o segundo mais complexo, necessitando de uma coquilhadeira especial, tendo como grande variável no preenchimento, a minimização do trabalho humano.
Antes de mais nada, vamos conversar um pouco sobre o processo de fundição. A fundição é um processo usado para a fabricação dos mais variados tipos de peças. Ela consiste em derramar metal em estado líquido em moldes, que podem ser fabricados em diversos materiais, como madeira, areia e até isopor.
Definitivamente é um processo bem mais simples e econômico, principalmente no caso de peças de grande porte, de geometria intrincada ou com canais internos e cavidades.
Além disso, é um dos processos mais antigos e também dos mais versáteis, pois através dele é possível produzir peças de diferentes formatos e tamanhos.
À primeira vista, esse processo permite ótimo rendimento metalúrgico. Além, de oferecer um preenchimento pouco turbulento, minimizando dessa forma, a aspiração de ar ou oxidação.
Do mesmo modo, de possibilita a realização de tratamento térmico e soldagem das peças fundidas.
Outras duas vantagens desse processo, é que ocorre a minimização das operações gerais de acabamento e permite a utilização de machos de areia.
Enfim, existem muitas vantagens nesse tipo de fundição. Nesse ínterim, a Fundição Marieta oferece à você os três tipos abaixo:
Fundição Areia Verde: Processo para produção de pequenas quantidades de peças com necessidade de trabalho de acabamento. Os moldes utilizados podem ser produzidos em alumínio, madeira, isopor e gesso.
Fundição CO2: Processo para produção de pequenas quantidades de peças e acabamento de alta qualidade. Também utiliza moldes de alumínio, madeira, isopor e gesso.
Shell Molding: Processo para produção de grandes quantidades de peças e acabamento de alta qualidade. Os moldes usados podem ser feitos de ferro ou alumínio.
A Fundição Marieta também é especialista em Moldes para Rotomoldagem e Vacuum Forming.
Em síntese, A Fundição Marieta atua neste segmento desde 1969. Dessa forma, oferecemos serviços de qualidade e estamos sempre atualizados em relação às novidades do mercado. Faça um orçamento conosco.
Você pode tirar sua dúvida, deixar sua crítica ou fazer uma sugestão. Basta clicar no botão abaixo para falar conosco.