O molde é extremamente importante nas indústrias do setor de fundição de metais, pois sem eles é impossível fabricar peças essenciais para outras empresas.
Além disso, as indústrias de fundição têm um papel econômico importante e fundamental, pois são as indústrias desse setor as responsáveis por fabricar os componentes das máquinas que você utiliza na sua indústria.
Se não houvesse uma indústria de fundição, provavelmente você não utilizaria todas as engrenagens, carcaças de motor e rotores.
Neste artigo, vamos te mostrar qual é a importância do molde no processo produtivo das indústrias de fundição.
Provavelmente você deve saber que a fundição é uma atividade bem antiga, que surgiu há alguns milênios de anos atrás, quando o homem descobriu que podia trabalhar o metal.
Obviamente, quando se descobriu as propriedades físicas e resistentes do metal, somada à possibilidade de modelar esse material, as ferramentas foram as que mais se beneficiaram da produção em larga escala trazida pela Revolução Industrial.
Se trouxermos isso para os dias atuais, boa parte do maquinário que você usa hoje passou por uma indústria de fundição. Afinal, sem a fundição do aço, é impossível fabricar peças como uma carcaça robusta do redutor e muito menos as engrenagens.
Com isso, fica fácil entender a importância da indústria de fundição para o restante das indústrias do mundo.
Portanto, a fundição é necessária para que possamos ter máquinas eficientes, de qualidade e que farão toda a diferença em outras indústrias.
Sobre o processo produtivo da fundição, é algo que é um tanto quanto extremo, pois é necessário aquecer a liga metálica que irá formar a peça final até o seu ponto de fusão, ou seja, até que o metal derreta, e isso requer altíssimas temperaturas.
Por conta disso, existe toda uma norma regulamentadora para esse tipo de atividade.
Além da liga metálica, que precisa ser aquecida para que o metal fique em estado líquido, existe ainda o processo de moldagem, onde o metal líquido é derramado sobre um molde, que suporta essas altas temperaturas e ao ser resfriado, a peça sai em sua forma bruta.
Dessa forma, podemos entender a importância do molde, pois sem ele não é possível produzir uma peça.
E para que haja uma peça bem-produzida, esses moldes são compostos em sua grande maioria por uma mistura especial de areia e outros agentes, que permitem que ela mantenha a forma do molde, além de suportar as altas temperaturas.
Esse é um dos pontos críticos de uma indústria de fundição, o processo de preparação de areia, a mistura com outros materiais que permitirão a geração de um molde de qualidade.
Afinal, como dissemos acima, sem o molde não há material para o restante da linha de produção, e naturalmente, depois do processo de moldagem, existem outros processos importantes, como o acabamento da peça, pintura etc.
A Fundição Marieta trabalha desde 1969 com a produção de moldes. Trabalhamos com fundição por gravidade, vaccum forming e prestação de serviço de molde para rotomoldagem.
Entre em contato conosco e faça um orçamento!
(11) 3686-7640
contato@fundmarieta.com.br