Se você está lendo este artigo, é possível que já tenha ouvido falar em fundição. Mas você sabe que processo é esse e qual sua importância para a mecânica?
Sempre que pensamos em mecânica é comum pensarmos em máquinas. Quer máquinas grandes, pequenas, automatizadas, simples, enfim, todo tipo de máquina.
O que nem sempre nos damos conta é de como os processos de fabricação também são importantes para a mecânica.
Continue lendo e entenda esse processo!
Existem muitos processos de transformação dos metais e das ligas metálicas em produtos e é provável que você já tenha ouvido falar na maioria deles.
Neste sentido, podemos citar a formação mecânica, a soldagem, a usinagem, mas um dos processos mais antigos e também um dos mais versáteis que existem é a fundição.
Ela pode trabalhar com os mais variados formatos para produção de peças de metal, por isso, ela é o processo mais versátil que existe na produção de peças de metal.
Este é o processo de fabricação de peças metálicas, no qual o metal líquido preenche a cavidade de um molde com o formato e as medidas certinhas da peça que se quer fabricar.
O processo é bem simples, que permite a produção de peças com formas praticamente definitivas e com limitações mínimas em termos de tamanho, forma e complexidade.
É também pelo processo de fundição que são fabricados os lingotes.
É importante saber que o processo de fundição não trabalha somente com aço, pois vários tipos de ligas são processados por este processo, desde que possuam as propriedades necessárias, como:
É a temperatura em que o metal passa do estado sólido para o líquido.
É a capacidade de uma substância escoar com maior ou menor facilidade. A água, por exemplo, escoa com maior facilidade que o óleo.
Agora que você já tem uma noção de que processo é esse, vamos nos aprofundar na história da fundição.
Você sabia que o processo de fundição possui pelo menos 5 mil anos de existência?
Tudo começou com a fundição do cobre, depois foi a vez do bronze e mais tarde a fundição do ferro.
Como você sabe, o ferro exige temperaturas de fusão mais altas, mas com as descobertas da Revolução Industrial e modernização dos fornos, o processo avançou muito, até chegar na fundição do aço.
A tecnologia da produção do aço foi aperfeiçoado no século vinte e o aço, como você sabe, está presente em vários produtos industriais, desde pequenos eletrodomésticos até estruturas de grande porte, como é o caso de viadutos por exemplo.
A origem dos principais equipamentos de fundição que tornaram possível a produção do aço está mesmo na Revolução Industrial.
Tudo isso, faz a gente pensar na importância da fundição, que é o processo que está na base de tudo isso.
Isso porque, sem a fundição seria impossível pensar na existência de máquinas industriais, máquinas ferramentas e máquinas agrícolas.
São várias as vantagens:
A Fundição Marieta atua neste segmento de 1969, oferecendo produção de moldes por gravidade, vaccum forming e serviço de molde para rotomoldagem.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento!