O nome parece difícil, mas a rotomoldagem é um processo consideravelmente simples e bastante utilizado por indústrias em razão do custo mais baixo. Embora mais barato que outros processos, seus produtos também possuem alta qualidade e vão de peças simples às mais complexas.
O processo de rotomoldagem tem uma explicação simples e prática: trata-se da modelação de peças plásticas em termoplástico para a produção de peças.
A formação dos produtos, em geral ocos, acontece após a rotação do plástico em moldes aquecidos. Os principais materiais utilizados são PVC, polietileno, poliamida, policarbonato, entre outros termoplásticos e termofixos.
Entre os produtos feitos por meio da técnica estão, por exemplo, bandejas, lixeiras, brinquedos para parquinhos, flutuadores, entre outros.
O processo de rotomoldagem reúne, sobretudo, quatro etapas, sendo a primeira delas o carregamento do molde com resina polimérica em pó. A quantidade de resina no molde é definida previamente a partir do projeto. No segundo momento acontece o aquecimento do molde em rotação constante. O objetivo, nesta etapa, é preencher totalmente suas paredes.
Em seguida, assim que o molde sai do forno, começa o resfriamento. Por último, já com o molde frio, a peça sai do molde e segue para etapas seguintes de acabamentos.
Vale destacar que a distribuição do material nas paredes do molde acontece pelo efeito da força centrífuga, uma vez que a rotação acontece de forma bi-axial, ou seja, em dois eixos simultâneos.
Como visto, os moldes possuem papel de destaque no processo de rotomoldagem. A fabricação acontece com materiais como cobre, níquel, aço, resina, alumínio, gesso e cerâmica.
A Fundição Marieta, empresa que atua no segmento desde 1969, é fabricante de moldes para rotomoldagem em Osasco. Para solicitar orçamento ou conhecer outros produtos e serviços clique aqui e conheça os canais de contato.