A fundição é um processo para fabricação dos mais variados itens a partir de metais líquidos colocados em moldes. Existem diferentes formas de utilizar o processo e, entre eles, tipos de fundição por gravidade também com variações em relação à forma e aplicações.
A fundição é um processo de grande importância para as mais variadas indústrias, uma vez que trata-se de um serviço bastante requisitado para a produção de peças.
No caso da fundição por gravidade, o processo é exatamente o que o nome revela: a gravidade ganha papel de destaque. Sua força é a única responsável pelo preenchimento dos moldes com a massa fundida. Em seguida, após o resfriamento e a solidificação, a peça pode ser finalizada conforme desejado.
Embora pareça simples, o processo de fundição por gravidade requer conhecimento técnico e, principalmente, informações completas sobre o material a ser produzido. Desta forma será possível avaliar qual é o melhor e mais indicado tipo de fundição a ser empregado.
A fundição em areia verde, por exemplo, é indicada para a produção de pequenas quantidades de peças que não necessitem de acabamento. Este método utiliza areia sílica em com agentes aglomerantes para formar uma areia úmida e compacta.
Já a fundição CO2 pode ser a técnica escolhida quando há produção de pouca quantidade, mas necessidade de alta qualidade no acabamento. Este tipo de fundição usa a reação do gás carbônico para o endurecimento nos moldes.
Por outro lado, a técnica Shell Molding garante alta qualidade na produção de grandes quantidades de peças. Também conhecida como moldagem em casca, utiliza mistura de resina sintética com areia em altas temperaturas.
Localizada em Osasco, a Fundição Marieta realiza os três tipos de fundição citados anteriormente com alto nível de qualidade.
A empresa tem mais de 50 anos de experiência, ainda, em serviços como produção de moldes, por exemplo. Para entrar em contato com a Fundição Marieta, clique aqui ou ligue para (11) 3686-7640.