A moldagem pelo processo CO2 é de aplicação relativamente recente. É muito versátil, pois, utilizam-no para moldes e machos relativos a peças de quaisquer dimensões.
A fundição CO2 é a técnica ideal a escolher quando há produção de pouca quantidade, mas necessidade de alta qualidade no acabamento.
Esse processo é usado na fabricação de machos e moldes, componentes básicos para a produção de peças fundidas.
A reação do gás carbônico é usada neste tipo de fundição para o endurecimento nos moldes.
Nesse processo, o material de moldação consiste na mistura de uma areia de Sílica com um gel viscoso de silicato de Sódio. Os moldes são do tipo convencional, isto é, de areia aglomerada com silicato de sódio (2,5 a 6,0% em peso). O silicato de Sódio é usado como aglomerante. Após a compactação, eles são submetidos a um tratamento com CO2. É insuflado com o CO2 (dióxido de Carbono), polimeriza, proporcionando à moldação a sua consistência final.
O tratamento com CO2 ao final do processo de moldagem oferece precisão dimensional superior ao de areia verde.
Apesar de ser um processo cheio de vantagens como se verá a seguir, um ponto negativo é que a areia não pode ser reaproveitada, recondicionada.
A confecção do molde é idêntica à do processo de areia verde. O silicato de sódio é empregado nas fundições de ferrosos, não-ferrosos, metais e ligas na moldagem e macharia, com a função de agente aglomerante no processo silicato / CO2. O silicato é adicionado à areia. Quando misturado e moldado, reage com o gás carbônico (CO2) e provoca o endurecimento dos moldes e machos, deixando o mesmo pronto para aplicação do fundido.
As vantagens desse processo são:
Você conhece a Fundição Marieta?
A Fundição Marieta atua no segmento há mais de 50 anos, é fabricante de moldes para rotomoldagem.
Localizada em Osasco, grande São Paulo, oferece a você confiança, qualidade e excelente atendimento.
Entre em contato!
Acesse o site: www.fundmarieta.com.br
Ligue: (11) 3686-7640 / (15) 99710-8416
E-mail: contato@fundmarieta.com.br