Hoje nosso assunto é como funciona o processo de rotomoldagem.
Apesar do nome incomum e que aparenta descrever algo complicado, você pode se surpreender com a infinidade de objetos que são fabricados a partir desse processo.
A rotomoldagem é a transformação de termoplásticos para fabricação de produtos de plástico, um processo versátil e com a vantagem de um custo relativamente baixo.
Casinhas para cachorro, cones de trânsito e até caixas d’água são fabricados por meio desse processo.
As 4 etapas do processo de rotomoldagem
1 – Carga de matéria prima: o molde é abastecido com a matéria prima, geralmente o polietileno, em pó ou líquido, fazendo com que a distribuição seja homogênea
2 – Aquecimento e rotação: depois que o molde é fechado, em seguida é conduzido para o forno e é submetido a movimentos de rotação e translação, é a forma da matéria-prima preencher todas as paredes do molde e começar a assumir a forma da peça a ser fabricada.
3 – Resfriamento: logo após passar por um período em alta temperatura o material é resfriado por um tempo milimetricamente calculado e ainda por movimentos rotativos. Normalmente, nessa fase, utiliza-se aspersores de água.
4 – Desmoldagem: Ou seja, a remoção da peça de dentro do molde que em seguida é encaminhada para o acabamento.
Os aspectos necessários para o processo
A fabricação por meio da rotomoldagem depende de alguns aspectos que são importantes e necessários: matéria prima de qualidade, molde de qualidade e uma máquina para uma moldagem perfeita.
O molde é fabricado por diferentes processos e diferentes materiais também: alumínio fundido, alumínio usinado, aço carbono ou inoxidável, cobre, níquel, resina, gesso ou cerâmica.
Geralmente, o início do processo de rotomoldagem depende do polímero utilizado, a boa qualidade e uniformidade do pó.
São diversos os polímeros que podem ser utilizados para esse processo:
– Polietileno
– Polipropileno
– Nylon
– Policarbonato
– PVC
Entre outros
Características importantes da rotomoldagem:
Podem ser produzidas desde peças simples até as mais complexas, são peças ocas que variam de peças pequenas que podem ter o tamanho de um botão até peças enormes, como uma grande caixa d’água, por exemplo.
Agora que você já sabe como funciona o processo de rotomoldagem, é fundamental que tanto a matéria-prima quanto os moldes sejam adquiridos em um lugar especializado e que transmita total confiança.
Você conhece a Fundição Marieta?
A Fundição Marieta atua no segmento há mais de 50 anos, é fabricante de moldes para rotomoldagem.
Localizada em Osasco, grande São Paulo, oferece a você confiança, qualidade e excelente atendimento.
Entre em contato!
Acesse o site: www.fundmarieta.com.br
Ligue: (11) 3686-7640 / (15) 99710-8416 E-mail: contato@fundmarieta.com.br