Reconhecemos a importância do molde já que é ele que dá forma à nova peça. Portanto conheça os vários tipos e saiba em qual situação usar cada um.
Reconhecemos a importância do molde já que é ele que dá forma à nova peça. Portanto conheça os vários tipos e saiba em qual situação usar cada um.
Primeiramente vamos entender o que é fundição. A fundição, nada mais é, do que transformar metal líquido, isto é, fundido, em outros tipos de peças. Que podem variar, desde peças simples e delicadas, como bijuterias e objetos de decoração, até objetos maiores e mais pesados, como carcaças de máquinas e lingotes, por exemplo.
Saiba que este processo, muitas vezes, é a forma mais econômica e simples de produzir uma peça, em especial quando se trata de peças muito grandes ou com geometria intrincada, isto é, com cavidades e canais internos.
Além disso, no processo de fundição, podemos fabricar peças acabadas ou não. Sendo assim, em alguns casos, a peça precisará passar por outros processos, como ajustes dimensionais, forja, soldagem, etc.
Neste sentido, a importância do molde o deixa como uma das partes principais de todo o processo, já que é ele que vai dar forma à nova peça. Saiba em qual situação suar cada um dos vários tipos de molde que existe.
O molde é feito de diversos materiais, contudo este material depende do processo que usaremos, porém, os mais comuns são os de areia de fundição.
Aliás, a areia de fundição pode ser areia sintética, areia verde ou areia seca. A vantagem da areia é que ela pode ser reaproveitada em 98%, pois depois de peneirada ela volta para o processo.
Além dos moldes, usamos outras peças no processo de fundição. São elas os modelos e o machos. Essas peças também são muito importantes para o processo, pois ajudam no acabamento final da peça.
Usamos os modelos para dar forma ao ferro fundido quando o molde utilizado é do tipo não permanente (geralmente de areia). Os diversos materiais para os modelos incluem: plástico, madeira, metal, isopor, até mesmo de cera e ainda podem ser aplicados produtos desmoldantes (talco, grafite) para facilitar sua retirada de dentro do molde.
Além dos modelos, usamos peças, que tem o nome de machos. Aplicamos essas peças para fazer furos ou canais. Produzimos em material resistente, visto que será preciso aguentar o processo de vazamento de metal. Porém, produzimos com um material que pode ser quebrado. Pois após a solidificação e esfriamento da peça, o quebramos ele e retiramos.
Questionamos qual molde será usado devido a importância do molde. Para isso estudamos os processos de fundição usados. Os principais são: fundição de precisão, por gravidade, sob pressão e por centrifugação.
Depois de definido qual processo usarmos, iniciamos. Você já aprendeu um pouco sobre os moldes e seus tipos, agora vamos conhecer um pouco das etapas da fundição.
Dividimos o processo em oito partes, para facilitar seu entendimento.
1 – Produção do Modelo: Em primeiro lugar produzimos o modelo. Que fazemos no mesmo formato da peça que será produzida.
2 – Produção do Molde: Não podemos confundir modelo com molde. Importante lembrar, que o molde é onde será depositado o metal fundido.
3 – Produção do Machos: Esses são as peças produzidas em areia e que são responsáveis por produzir os furos na peça. Colocamos eles devem antes do metal fundido.
4 – Processo de Fusão: Neste processo, levamos o metal ao forno. O submetemos a temperaturas elevadas, até atingir o ponto de fusão, que é quando o metal passa do sólido para o líquido.
5 – Processo de Vazamento: Neste processo acontece o enchimento dos moldes com o metal líquido. É quando o formato escolhido será impresso no metal líquido.
6 – Processo de Desmoldagem: Retiramos neste momento a peça do molde. Existem basicamente dois tipos de molde, os permanentes e os colapsáveis. Onde o primeiro pode ser usado diversas vezes e o segundo passa apenas por um processo.
7 – Processo de Rebarbação: Depois da desmoldagem, retiramos as rebarbas, através do processo de lixamento e usinagem.
8 – Processo de Limpeza: Finalmente o último processo, que consiste na limpesa da peça. Esse processo é feito através de jatos abrasivos, que retira os restos de areia que ficam na peça.
Você conhece a Fundição Marieta?
Trabalhamos no segmento de produção de moldes: fundição por gravidade, vaccum forming e prestação de serviço de molde para rotomoldagem.
Solicite seu orçamento, entre em contato conosco.
(15) 9 9710-8416